O mundo dentro das igrejas

 O mundo tá cada vez mais forte dentro das igrejas. As influências externas vão chegando, sendo adaptadas, de forma subliminar, pra quem se atentar, consegue ver.

A liturgia continua com a rotina oração/louvor/palavra/avisos/apelo/ ofertas mas não precisamente nessa ordem.

Agora as maquininhas circulam pelos corredores, que é pra Não ter desculpa que não sacou o dinheiro pra ofertar.

Novos cargos como fotógrafo profissional com câmeras de última geração; vídeos pra mostrar ao mundo as pessoas louvando e assistindo a pregação, através das redes sociais; o ministério de louvor em lugar de destaque, luzes apagadas, fumaça e luzes coloridas, telão atrás mostrando o rosto do cantor principal, artistas circenses rodopiando no ar enquanto a música é tocada: um verdadeiro show!

"Tudo pra Deus" - será?

Ou é pra chamar mais "fiéis"? Mais dizimistas fiéis por assim dizer.

Podem dizer o que quiserem. Eu nao concordo.

Se é pra ser pra Deus... Porque não são feitos ensaios antes de louvar pra pessoa lá em cima não ficar com o celular na mão lendo a letra? Sim, eu já vi isso.

Se é pra Deus... Porque não vestir sua camisa mais bonita em vez de subir com a camisa do personagem de desenho como dos vingadores ou Mário? Sim, já vi isso.

Não sou extremista. Não precisa subir de terno e gravata. Usa uma camisa sim mas com dizeres evangélicos então. Tem visitantes observando tudo isso.

Se é pra ir pra igreja e viver do mesmo jeito que se vive no mundo. Pra que ir então?

Ah...mas assim chama mais pessoas. Quantidade apenas e não qualidade.

É mudança de vida. A Pessoa vai todo dia e continua a mesma vida. Na igreja é um santo e até posta na rede social. Mas quando chega em casa nada mudou. Entrou por um ouvido e saiu por outro.

Não ajuda em casa nas tarefas domésticas, morre de preguiça pra estudar, não obedece pai e mãe. Cadê a mudança?

A mudança externa é um resultado do interno. Mas se não houver sacrifícios e desistência de quem eu era antes, como vou conseguir mudar por dentro também?

O jovem está indo pra igreja mas no meio da pregação ele liga o celular e entra no mundo virtual e não no espiritual.

As igrejas estão cada vez mais rasas em suas pregações. Mensagens que são bonitas mas não impactam.

Tem ainda aquelas que deixam a bíblia de lado e o pregador do dia lê um texto que o pastor fez. Segue um roteiro como se fosse uma palestra ou uma apresentação. Cita nome de autor de livro quando o verdadeiro autor e criador é colocado como papel coadjuvante. A bíblia é citada como texto referencial e não como centro da palavra pregada.

Não tem esponateneidade. Precisa de um tablet com a bíblia instalada na linguagem de hoje. Porque a bíblia de papel tem um linguajar muito difícil para os ouvintes (e possíveis dizimistas fiéis) entenderem.

Eu me entristeço com a maioria das igrejas que entro. Ainda tem umas pequenas que pregam o verdadeiro Cristo e não deixou que o mundo entrasse e influenciasse a liturgia dos cultos. Mas as maiores, em que entram mais pessoas buscando Deus de verdade, essas, infelizmente, estão cada vez mais longe da cruz. Porque os holofotes estão bloqueando de ver a verdadeira Luz.

Comentários